Andorra

Geografia
Principado independente, situado nos Pirenéus Orientais, entre a Espanha e a França. Tem uma superfície de 468 km2. As cidades mais importantes são Andorra-a-Velha, a capital, com 22 000 habitantes (1997), Les Escaldes (15 000 hab.) e Encamp (9800 hab.).

Clima No inverno, o clima é frio e com neve. O verão é moderadamente quente e seco.

Economia
A economia de Andorra assenta no turismo, atraído pelo comércio livre de impostos e pela prática de desportos de inverno. Deste modo, a indústria hoteleira e o comércio são os setores mais dinâmicos da economia e os que empregam maior número de mão de obra. Na agricultura, apenas tem significado a produção de tabaco. A indústria limita-se ao engarrafamento de água mineral e à produção de material elétrico. O artesanato produz diversos objetos típicos. Não existem impostos diretos; apenas os indiretos, mas de forma moderada. A unidade monetária utilizada em Andorra é o euro.

População
A população do principado é de 71 201 habitantes (2006), o que corresponde a uma densidade de aproximadamente 150,75 hab./km2. A taxa de natalidade é de 8,71%o e a taxa de mortalidade é de 6,25%o. A esperança média de vida é de 83,51 anos, uma das mais altas do Mundo. Estima-se que em 2025 a população seja de 78 000 habitantes. As nacionalidades mais representativas na população de Andorra são a espanhola, com 46%; a andorrana, 28%; a portuguesa, 11% e a francesa, 8%. A religião maioritária é o Catolicismo. A língua oficial é o catalão, facto que se deve à forte afinidade que, tradicionalmente, o principado tem com a Catalunha, região do Nordeste de Espanha. Também se fala o castelhano e o francês.

História
Andorra foi governada conjuntamente por representantes do bispado espanhol de Urgel e pelo Chefe de Estado francês. Este sistema de governo feudal, o último da Europa, manteve-se intacto até 1993, altura em que foi adotada a constituição, aprovada pela população depois de um referendo nacional. A autonomia do governo, nos planos executivo, legislativo e judicial, foi sendo estabelecida gradualmente. No entanto, o príncipe continua a ser o Chefe de Estado. Atualmente o território tem o pleno controlo da sua política externa, para além de começar a integrar as organizações internacionais.
Como referenciar: Andorra in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-02-21 17:47:03]. Disponível na Internet: