Andrea Ashworth

Escritora inglesa, Andrea Ashworth nasceu no ano de 1969 na cidade de Manchester, onde cresceu. O pai, meio maltês, meio italiano, morreu afogado quando Andrea contava apenas cinco anos de idade, deixando mais dois órfãos. A mãe encontrou um novo companheiro que, com o passar do tempo, começou a maltratá-la, exercendo sobre ela grande violência física, e a desprezar os seus filhos pela tonalidade de pele herdada pelo pai, ofendendo as crianças verbalmente.
A mãe e o padrasto acabaram por se separar, mas esta, na tentativa de colmatar a solidão, submeteu Andrea e as suas irmãs a uma sucessão de padrastos, com os mesmos resultados. Chegaram a viver em pobreza extrema.
Ao frequentar a escola em Manchester, Andrea encontrou um refúgio para a infelicidade feroz que pairava em casa. Começou então a escrever poemas de amor para oferecer à sua mãe, na tentativa de a alegrar, ilustrando-os com belos desenhos de criança. Aluna aplicada, conseguiu, após ter concluído os seus estudos secundários, ser admitida na Universidade de Oxford. No final do curso, ganhou uma bolsa de estudos para a Universidade de Yale, nos Estados Unidos da América.
Regressando a Inglaterra, publicou o seu primeiro livro, Once In A House On Fire (1998), uma autobiografia que obteve reconhecimento internacional imediato. Se, nas décadas de 70 e 80, a violência doméstica era um assunto que a sociedade votava à privacidade do lar, a obra de Ashworth veio revelar um flagelo existente e mais frequente do que antes se pensava.
O retrato da sua vida, sublimado pela literatura, inclui pormenores dignos de atenção, como a impassibilidade das forças policiais e a conivência da vizinhança em não atear o escândalo. O livro contribuiu grandemente para que a sociedade decidisse começar a tomar medidas no sentido de resolver este tipo de problema familiar, legislando a proteção das mulheres e sobretudo das crianças.
Em meados de 2001, Andrea Ashworth aceitou o convite para fazer parte do corpo docente do Jesus College da Universidade de Oxford.
Como referenciar: Andrea Ashworth in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-12-07 19:43:07]. Disponível na Internet: