Andrea Barrett

Escritora norte-americana, Andrea Barrett nasceu a 16 de novembro de 1954, em Cape Cod, no estado do Massachusetts, onde cresceu e estudou.
Após a conclusão do ensino secundário, decidiu seguir uma carreira científica, inspirada pelos relatos das grandes expedições levadas a cabo no século XIX. Obtendo um diploma em Biologia pela Union College, inscreveu-se num programa de doutoramento em Zoologia, desistindo ao fim do primeiro semestre.
Começou a escrever em meados da década de 80, publicando Lucid Stars em 1988, obra que passou despercebida pela crítica. Seguiram-se The Forms of Water (1988), Secret Harmonies (1989) e The Middle Kingdom (1991), que também não conseguiram atrair muita atenção. Não obstante, em 1996 apareceu Ship Fever, coletânea de contos que demonstrava fluentemente a atração da autora pelo tema da exploração científica, e das tribulações que, tanto homens como mulheres, tiveram que sofrer para aprofundar o conhecimento do mundo. A obra foi galardoada com o reputado prémio literário National Book Award na categoria de Ficção. O conto que deu nome ao livro contava a história da luta de um médico durante uma epidemia de tifo.
Em 1998 apareceu The Voyage of the Narwhal, romance que relatava uma expedição empreendida ao Ártico em 1855 e que descamba em tragédia. A obra foi bem acolhida pela crítica, que a comparou à do romancista britânico Joseph Conrad.
Servants of the Map, publicado no ano de 2002, era uma recolha de contos e novelas que abrangiam um período de tempo de cerca de duzentos anos, e um espaço diversificado, entre lugares como os Himalaias ou as Montanhas Apalaches. A obra demonstrava uma investigação cuidada combinada com uma narrativa aparentemente espontânea, tendo o conto que dava nome ao volume sido escolhido para figurar em diversas antologias de qualidade.
Em reconhecimento pela qualidade do seu trabalho, a autora foi brindada com várias tenças, de que destacam as atribuídas pela Fundação Guggenheim, Fundação MacArthur e o National Endowment For The Arts.
Como referenciar: Andrea Barrett in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-08-24 05:51:39]. Disponível na Internet: