Andrew Stanton

Diretor, produtor e argumentista norte-americano, Andrew Christopher Stanton Jr. nasceu a 3 de dezembro de 1965, em Rockport, Massachusetts. É casado com Julie Stanton e tem 2 filhos. Estudou Animação na CalArts, onde se formou em 1987. Ainda nesse ano, trabalhou como argumentista na série de animação Mighty Mouse, the New Adventures. Depois passou a fazer parte dos Estúdios Pixar, em 1990, como segundo animador e o nono funcionário da empresa.
Um dos seus primeiros trabalhos foi fazer a animação da curta-metragem Luxo Jr. in “Surprise” and “Light & Heavy”, em 1991.
O primeiro grande projeto em que esteve envolvido foi Toy Story, em 1995, sendo o responsável pelo desenho das personagens, pelo conceito da história, pelo argumento e até por algumas das vozes. O seu trabalho valeu-lhe a nomeação para um óscar, na categoria de Melhor Argumento.
No seu projeto seguinte, A Bug’s Life (Uma Vida de Inseto), Stanton voltou a acumular as funções de argumentista, criador da história e co-realizador. O filme arrecadou uma série de prémios incluindo o Blockbuster Entertainment Award na categoria de Melhor Filme de Animação Familiar.
Em 2001, aventurou-se no filme Monsters, Inc. (Monstros e Companhia), acumulando uma vez mais funções – foi o argumentista e o produtor do filme que conta a história de uma empresa onde os monstros são imprescindíveis para, com os sustos que provocam nas crianças humanas, gerarem energia para sustentar a cidade.
Em 2003, Stanton abraçou o projeto Finding Nemo (À Procura de Nemo) enquanto argumentista e realizador, tornando realidade uma ideia já com 11 anos e tendo sido galardoado com o óscar para Melhor Filme de Animação.
A este projeto seguiu-se Wall-E, também realizado e escrito por Andrew Stanton, filme que conta a história de um robot, Wall-E, o último existente na Terra, sozinho há 700 anos, e que continua a fazer o trabalho para o qual foi programado – limpar o planeta poluído.
Wall-E arrecadou o óscar da Academia, o Globo de Ouro e o Prémio Bafta na categoria de Melhor Filme de Animação.
Como referenciar: Andrew Stanton in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2021. [consult. 2021-05-12 19:17:29]. Disponível na Internet: