anfípode

Os seres da ordem dos anfípodes compreendem a pulga-do-mar, que pode ser encontrada entre as algas em decomposição nas praias, e também formas curiosas como os ciamos, que vivem sobre as baleias, e os crapelídeos, muito semelhantes à louva-a-deus mas em miniatura.
Os anfípodes são quase exclusivamente aquáticos.
Normalmente têm o corpo comprimido lateralmente, sem carapaça, com compridos apêndices torácicos e abdominais sendo, pelo menos, dois grupos funcionais diferentes. O desenvolvimento dos anfípodes é direto. São anfípodes seres dos géneros: Orchentia, que se encontram nas areias debaixo das algas marinhas; Aspalella, que se encontram nas águas doces; Gammarus, que se encontram nas águas salgadas e doces; Caprella, de corpo cilíndrico e abdómen vertical, que se encontram sobre as algas marinhas; Cyamus, que se encontram agarrados à pele das baleias, com corpo estreito, abdómen vertical e patas com ganchos. Alguns anfípodes são parasitas.
Como referenciar: anfípode in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-07-10 10:19:46]. Disponível na Internet: