Angela Merkel

Governante e política alemã, Angela Dorothea Merkel nasceu a 17 de julho de 1954, em Hamburgo, na República Federal da Alemanha. O apelido Merkel surgiu aquando do casamento com o físico Ulrich Merkel, de quem posteriormente se divorciou.
Apesar de ter nascido na Alemanha Ocidental acabou por se mudar, com poucos meses de vida, para a República Democrática Alemã quando ao pai, pastor luterano, foi atribuída a paróquia de Templin.
Angela Merkel doutorou-se em Física na Universidade de Leipzig, em 1978, e depois foi trabalhar como química em Berlim Oriental. Em 1989, ligou-se a movimentos pró-democracia na Alemanha de Leste e, em abril de 1990, iniciou a sua carreira política como porta-voz do único governo democraticamente eleito no seu país, antes da reunificação. Merkel resolveu, entretanto, ir viver para o setor ocidental de Berlim e ingressou na União Democrata Cristã (CDU), liderada por Helmut Kohl, que a convidou para ministra da Mulher e da Juventude logo em 1990, imediatamente a seguir à reunificação alemã. Posteriormente, em 1994, passou a desempenhar o cargo de ministra do Ambiente e permaneceu no governo até 1998. A CDU/CSU foi derrotada nas eleições de 1998 e Angela Merkel chegou a líder do partido em abril de 2000, depois de uma crise interna associada a um escândalo de corrupção. Mesmo assim, nas eleições legislativas de 2002, não foi a candidata do partido à liderança do governo. A opção recaiu em Edmund Stoiber, líder da União Social Cristã (CSU), partido bávaro associado à CDU.
Três anos mais tarde, a 18 de setembro de 2005, o seu partido venceu tangencialmente as eleições legislativas antecipadas, à frente do SPD, de Gerhard Schröder, até então chanceler, ou seja chefe de governo. Contudo, os votos da CDU não foram suficientes para assegurar a maioria absoluta, impedindo o partido de formar governo. Após longas e intensas negociações, a CDU e o SPD, o segundo partido mais votado, acordaram a 11 de novembro em formar uma coligação.
Merkel assumiu a chefia do governo a 22 de novembro de 2005, tendo sido a primeira alemã a chegar ao posto de chanceler, assim como o primeiro político oriundo da Alemanha de Leste.
Como referenciar: Angela Merkel in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-11-21 08:13:36]. Disponível na Internet: