Anita Garibaldi

Heroína brasileira, Anita Garibaldi, cujo nome de solteira era Ana Maria de Jesus Ribeiro, nasceu a 30 de agosto de 1821, provavelmente em Morrinhos, Laguna, na província de Santa Catarina (Brasil).
De uma família humilde, Anita Garibaldi teve uma boa educação e revelou, desde criança, uma personalidade independente e determinada.
A 30 de agosto de 1835, casou-se com o sapateiro Manuel Duarte de Aguiar, em Laguna, abandonando-o aquando da Revolução Farroupilha - a guerra civil (1835-1845) entre Imperialistas e Republicanos. Durante a Revolução, Anita juntou-se a Giuseppe Garibaldi, mestre de guerrilha. Deu o seu primeiro tiro de canhão, na Batalha de Laguna, onde heroicamente se expôs aos tiros de bala ao transportar, várias vezes, munições no meio da área de combate, e salientou-se pela sua bravura ao participar ao lado de Garibaldi nas campanhas do Brasil e do Uruguai. A 16 de setembro de 1840, nasceu o primeiro filho do casal, Menotti, em Mostardas, no Rio Grande do Sul. A 26 de março de 1842, Anita casou-se com Garibaldi, tendo depois mais três filhos, Teresita, Riccioti e Rosita, esta última falecida aos 30 meses, após ataque de difteria.
Em 1847, Anita e os filhos partiram para Itália, encontrando-se, mais tarde, com o marido em Nice. Em julho de 1849, estando o Garibaldi a comandar a defesa e unificação da República de Roma contra os Franceses (enviados para restaurar o poder papal em Roma), Anita decidiu juntar-se ao marido. Vestida de homem, a heroína atravessou a região controlada pelos inimigos austríacos, passando fome e frio e enfrentando com coragem e dignidade a frente inimiga.
A 4 de agosto de 1849, Anita Garibaldi faleceu, vítima de febre tifoide na fazenda do Marquês de Guiccioli, em Ravena (Itália).
Em memória de Anita, que recebeu o título de "Heroína dos Dois Mundos" (pois começou a combater na América e morreu a lutar na Europa), ergueram-se vários monumentos em Roma, Ravena, Belo Horizonte e Florianópolis. Em 2003, a Rede Globo realizou uma mini-série televisiva, A Casa das Sete Mulheres (baseado no romance homónimo de Leticia Wierzchowski), na qual Anita e Garibaldi eram representados pelos atores Giovana Antonelli e Thiago Lacerda, respetivamente.
Como referenciar: Anita Garibaldi in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-05-24 09:47:18]. Disponível na Internet: