Anjos

Os Anjos, grupo musical português, são formados pelos irmãos Nelson e Sérgio Rosado, ambos nascidos em Lisboa. Nelson nasceu a 3 de fevereiro de 1976 e o irmão, quatro anos mais novo, nasceu a 22 de fevereiro de 1980.
A ligação dos dois irmãos à música está relacionada com os pais, que também tinham uma forte relação com este mundo artístico. O pai tocava acordeão e a mãe cantava fado em festas.
Ainda em pequenos, Nelson e Sérgio entraram para a Academia de Música, o primeiro para aprender piano, aos 6 anos, e o segundo guitarra clássica, quando tinha 7 anos. Em 1988, Nelson e Sérgio pisaram o palco pela primeira vez para cantar fado na Casa do Algarve, em Lisboa. A partir daí, começaram a cantar juntos aos fins de semana, em pequenas atuações.
Uns anos depois, já em 1996, participaram numa iniciativa da Rádio Renascença/Voz de Lisboa chamada "Lugar dos Mais Novos", onde viriam a triunfar. Logo no ano seguinte, venceram o concurso do programa da RTP1 "Casa de Artistas", onde interpretaram o tema "Unchained Melody". Quando estavam ainda nas meias-finais do concurso assinaram um contrato para integrar a boysband Sétimo Céu, juntamente com Telmo Miranda e Pedro Camilo. Mas a experiência nos Sétimo Céu não durou muito tempo e, em 1998, os dois irmãos saem da banda e formam os Anjos.
A 5 de maio lançaram o primeiro trabalho da sua carreira, o single "Ficarei", logo seguido, em junho, do álbum com o mesmo nome, que foi lançado na Quinta de Nossa Senhora dos Anjos. Com assíduas presenças em programas de rádio e de televisão, os Anjos transformaram-se num duo de grande sucesso no meio musical português. Depois de "Ficarei", lançaram sucessivamente os singles "Perdoa", "Quero Voltar" e "Nesta Noite Branca". Este último tratava-se de um tema para o Natal de 1999, cantado em parceria com Susana. Depois, ainda editaram "Numa Noite ao Luar", o quinto single do álbum Ficarei, o que permitiu aos Anjos igualar o recorde dos Delfins relativo ao número de temas extraído de um só disco.
No ano 2000, foi editado o single "Quando Fores Grande", cujas receitas revertiam a favor da construção de uma escola em Timor. Como em Portugal o mercado de singles não é muito forte, este tema acabou por ser incluído num álbum ao vivo.
Lançaram, posteriormente, em 2001, o álbum Espelho do qual extraíram o single "Olhar-te de Uma Só Vez". No ano seguinte, são editados um CD e um DVD, com o títuloTour Viver, registando alguns dos melhores momentos da tournée que percorreu todo o país. Em 2003, os Anjos regressaram ao estúdio, para gravar o álbum Segredos.
Como referenciar: Anjos in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-10-22 04:12:42]. Disponível na Internet: