Artigos de apoio

Anne Anastasi
Psicóloga e professora universitária norte-americana nascida a 19 de dezembro de 1908, em Nova Iorque, e falecida a 4 de março de 2001, na mesma cidade.
Doutorou-se pela Universidade de Colúmbia, com apenas 21 anos. Entre 1930 e 1938, lecionou na Faculdade Barnard da mesma Universidade e, posteriormente, foi professora assistente e chefe do Departamento de Psicologia, na Faculdade de Queens da Universidade da Cidade de Nova Iorque. Em 1947, exerceu as funções de docente na Universidade de Fordham, lecionando as disciplinas de Testes Psicológicos, Análise Fatorial, Psicologia Diferencial, Psicologia Aplicada e Estatística. Entre 1968 e 1974, dirigiu o departamento daquela Universidade e, em 1979, aposentou-se como professora jubilada, com o título de Doutora Honorária da Ciência.
Ao longo da sua carreira, foi-lhe ainda concedido o doutoramento Honoris Causa pelas Universidade Villanova (estado de Pensilvânia), Universidade de Windsor (Canadá), LaSalle College (Quebeque) e Cedar Crest College (Allentown, no estado da Pensilvânia). Recebeu alguns prémios e, em 1897, foi-lhe atribuída a Medalha Nacional para a Ciência, pelo presidente Ronald Reagan, pelo seu desempenho na psicologia diferencial, vista como uma ciência comportamental.
Anne Anastasi colaborou com diversas organizações governamentais, associações industriais e foi presidente da Associação Psicológica Americana (APA) e da Fundação Psicológica Americana.
Na sua investigação científica, Anne Anastasi deu a conhecer a importância dos fatores ambiental e experimental no crescimento psicológico, encarando a psicologia como uma ciência comportamental quantitativa. Na sua base teórica, estudou aprofundadamente a construção de testes psicológicos e respetivas utilizações corretas.
Publicou mais de 150 manuais, monografias e artigos, centrando-se sobretudo em testes psicológicos, sobre psicologia diferencial. Conhecida como test guru, pelo seu pioneirismo na psicometria, a sua obra de referência é Psychological Testing (1954, Testes Psicológicos), traduzida em diversas línguas e com sucessivas edições.
Como referenciar: Anne Anastasi in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2017. [consult. 2017-09-25 18:11:01]. Disponível na Internet: