Anne Archer

Atriz norte-americana, Anne Archer nasceu a 25 de agosto de 1947 em Los Angeles, Califórnia. Filha de pais atores, John Archer e Marjorie Lord, Anne estudou teatro no Colégio Claremont e começou a sua carreira aos 25 anos no filme The Honkers (1972). Nesse mesmo ano, conseguiu o seu primeiro papel importante na comédia de Bob Hope Cancel My Reservation. No ano seguinte, atuou ao lado de Jon Voight, em The All-American Boy, num papel que lhe valeu boas críticas. Ainda em 1973, fez o papel que coube a Natalie Wood na série televisiva da adaptação de Bob & Carol & Ted & Alice.
Em Lifeguard (1976), voltou a ser aclamada pela crítica pela sua interpretação de namorada de Sam Elliott. Teve depois outras participações menores e, em 1982, participou na comédia romântica Waltz Across Texas (Uma Vida Dedicada), escrita e produzida a meias com o seu marido Terry Jastrow. Foi, todavia, no papel de Beth Gallagher, a mulher de Michael Douglas no thriller Fatal Attraction (Atração Fatal, 1987), do realizador Adrian Lyne, que Archer recebeu a nomeação para o Óscar de Melhor Atriz Secundária e para o Globo de Ouro da mesma categoria, tornando-se conhecida do grande público.
Seguiram-se a comédia romântica de Alan Rudolph Love at Large (Complicações Amorosas, 1990), com Tom Berenger; Narrow Margin (O Expresso dos Malditos, 1990), ao lado de Gene Hackman, e Eminent Domain (1991), com Donald Sutherland. Em 1992, participou no filme de Phillip Noyce Patriot Games (Jogos de Poder), no papel de Cathy Ryan, a mulher do agente da CIA interpretado por Harrison Ford, voltando, em 1994, a encarnar a mesma personagem no filme Clear and Present Danger (Perigo Imediato), também de Phillip Noyce, tendo ambos sido adaptados da obra de Tom Clancy. Entretanto participou em Body of Evidence (Corpo de Delito, 1993), ao lado de Madonna, e em Short Cuts (Os Americanos, 1993) de Robert Altman, no papel de Claire Kane, que lhe vale um Globo de Ouro.
Seguiram-se outras participações em filmes menores e, em 2000, surgiu ao lado de Wesley Snipes em The Art of War, entrando ainda em Rules of Engagement (Compromisso de Honra), um thriller com Tommy Lee Jones e Samuel L. Jackson.
Em 2004, participou no filme de produção independente November, onde contracenou com Courteney Cox. Depois deste filme, fez The Iris Effect (2004); Uncle Nino (2005); e Man of the House (2005), onde contracenou novamente com Tommy Lee Jones.
Como referenciar: Anne Archer in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-12-09 03:00:31]. Disponível na Internet: