Anne Enright

Escritora irlandesa, Anne Enright, nascida a 11 de outubro de 1962, em Dublin, conquistou, em 2007, Man Booker Prize, o mais importante galardão literário britânico, com o seu romance Corpo Presente, um épico familiar que atravessa três gerações.
Fez uma licenciatura em Inglês e Filosofia na Universidade da Trindade, em Dublin, e, mais tarde, ganhou uma bolsa de estudo para o curso de escrita criativa da Universidade de East Anglia.
Começou a escrever aos 21 anos, quando a sua família, pelo seu aniversário, lhe ofereceu uma máquina de escrever elétrica. Em 1991, lançou o seu primeiro livro, uma coletânea de contos, intitulado The Portable Virgin, com o qual ganhou o Rooney Prize for Irish Literature.
Anne Enright, paralelamente à carreira de escritora, foi realizadora e produtora de televisão na RTÉ, de Dublin, durante seis anos.
Em 1993, passou a dedicar-se a tempo inteiro à carreira de escritora. Dois anos depois, lançou o seu primeiro romance, The Wig My Father Wore, uma obra que aborda temas como o amor, a maternidade, o catolicismo e o sexo. Em 2000, surgiu What Are You Like?, um romance sobre duas gémeas separadas à nascença e criadas em cidades diferentes, Dublin e Londres. Com este romance, foi finalista do Whitbread Award, outro importante prémio literário britânico, e conquistou o Encore Award.
Dois anos mais tarde, surgiu The Pleasure of Eliza Lynch (O Prazer de Eliza Lynch), a biografia ficcionada de Eliza Lynch, uma irlandesa que casou com um presidente paraguaio e que foi a mulher mais poderosa do Paraguai no século XIX.
Antes de lançar o premiado The Gathering em 2007, Anne Enright editou Making Babies: Stumbling into Motherhood em 2004, uma coleção de ensaios sobre partos e maternidade.
Contribuiu também com um conto para a coletânea de autores irlandeses Finbar’s Hotel (Hotel Finbar).
Também escreve regularmente para jornais e revistas como The Guardian, The New Yorker, The Paris Review, Granta, London Review of Books, Dublin Review e Irish Times.
Como referenciar: Porto Editora – Anne Enright na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2021-09-25 07:41:15]. Disponível em