Anne Gwynne

Atriz norte-americana nascida a 10 de dezembro de 1918, em Waco, no Texas, com o nome de batismo Marguerite Gwynne Trice.
Na década 30, a sua família mudou-se para Missouri e Anne foi para a Universidade Stephens, em Columbia. Foi nessa época que ganhou interesse pela representação e começou a participar em peças de pequenas companhias de teatro. Também fez passagens de modelos de fatos de banho.
Aos vinte anos, assinou um contrato com a Universal Pictures, numa altura em que também era cobiçada pela Warner Brothers. Nos cinco anos seguintes, participou como atriz em 38 filmes, tornando-se numa das estrelas dos estúdios Universal. O primeiro filme que fez foi Unexpected Father. Posteriormente especializou-se em filmes de Série B, de terror, tendo entrado em obras como House of Frankenstein. Ainda em 1940 interpretou a malvada Sonja em Flash Gordon Conquers the Universe. No ano seguinte, fez Ride'Em Cowboy, com Abbot e Costello. Anne Gwynne tornou-se, entretanto, uma das pinups favoritas dos soldados norte-americanos que estavam em serviço na Segunda Guerra Mundial.
Em 1945 saiu da Universal e fez filmes para diversas produtoras.
Em 1947 Anne Gwynne foi a estrela da primeira série dramática realizada para televisão, intitulada Public Prosecutor. A série, produzida pela NBC, teve 26 episódios, onde também entravam John Howard e Walter Sande.
Em meados da década de 50 deixou a carreira de atriz, mas regressou em 1958 para entrar noutro filme de terror Teenage Monster. Passaram doze anos até voltar a representar, o que aconteceu em 1970 no filme Adam at 6 AM, onde fez de mãe de Michael Douglas. Entretanto, aparecia regularmente em anúncios televisivos.
Na década de 90, a sua saúde deteriorou-se bastante e foi obrigada a ir viver para um lar depois de sofrer um derrame cerebral.
Anne Gwyne morreu a 31 de março de 2003 num hospital da Califórnia, vítima de um derrame cerebral. No seu último ano de vida ainda participava em encontros com fãs, que admiravam principalmente o seu trabalho em filmes de terror da década de 40.
Como referenciar: Anne Gwynne in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-10-24 03:54:07]. Disponível na Internet: