Anne Marie Appelgren

Escritora finlandesa, Anne Marie Appelgren nasceu a 12 de março de 1956, em Tammisaari, no Sul do país. Oriunda de uma família pertencente à minoria de expressão sueca, filha de um jornalista e de uma professora, Anne Marie Appelgren viveu a sua meninice em diversos pontos do país, como Helsínquia e Pietarsaari, onde veio a frequentar a sua primeira escola.
Acompanhou os pais quando estes se mudaram para a vizinha Suécia, em 1964. Traumatizados pelas vivências da Segunda Guerra Mundial (a sua mãe nasceu na Alemanha e o seu pai ficou órfão de mãe num bombardeamento em Turku), inculcaram um certo condicionamento na vida de Appelgren.
Estudou na cidade industrial de Eskilstuna e em Estocolmo, onde viveu e trabalhou nos mais importantes jornais diários da cidade. Em 1980 mudou-se para Sevilha, onde permaneceu durante dois anos e deu à luz o seu primeiro filho, atravessando depois o Oceano Atlântico para se retirar em Barquisimeto, na Venezuela. Tornou à Suécia, onde acabou por se estabelecer em Straengnaes, uma pequena cidade nos arredores de Estocolmo, na companhia do marido e dos seus dois filhos.
Em 1990 publicou o seu primeiro romance, Salto Mortal , que conta a história de duas jovens, Rita e Marina, no seu percurso simbólico e de cariz alquímico, desde Estocolmo até à Andaluzia.
Seguiu-se-lhe Skuggan Av Saturnus (1992, A Sombra de Saturno), a história de uma mulher, repartida entre dois amantes, Robert, o herói ferido, e Max, o homem de poder. O enredo desenrola-se entre Helsínquia e Munique. Na obra, a autora faz também uma reflexão sobre a génese do Nacional-Socialismo, um estudo profundo sobre a sua verdadeira filosofia e sobre os avanços tecnológicos da época.
Publicou, em 1994, um livro sobre Astrologia, Astrologi I Dag (Astrologia Hoje), bem acolhido pela crítica, que abordava o tema sob várias perspetivas, combinando-as com o pensamento de Jung. Traduziu também várias obras do Inglês para o Sueco.
Como referenciar: Anne Marie Appelgren in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-10-22 02:36:06]. Disponível na Internet: