Artigos de apoio

Ansel Adams
Fotógrafo americano, Ansel Adams nasceu em 1902, em S. Francisco, e morreu em 1984, em Monterey, Califórnia.
Com a aspiração de ser pianista Adams estuda música no conservatório de S. Francisco, mas em 1916 começa a fotografar com uma máquina oferecida pelo seu pai. Já nesta época o jovem Adams possui a característica que viria a dominar toda a sua obra: a combinação entre o apuro técnico e a admiração pelas paisagens naturais americanas.
Depois desta experiência marcante, Ansel Adams decide-se finalmente pela carreira de fotógrafo em 1930. Durante este ano encontra Paul Strand que lhe dá a conhecer a Straight Photography, dois anos mais tarde, juntamente com Imogen Cunningham e Edward Weston, funda o grupo f.64.
Nos finais dos anos 30 princípio dos anos 40, criou o seu Sistema de Zonas. Descrito em três obras suas The camera, The negative e The print (1946).
Fundou o departamento de fotografia na California School of Fine Arts em S. Francisco, em 1946.
Das inumeráveis exposições, prémios e condecorações diversas, salienta-se a mostra da sua obra no Museum of Modern Art de Nova Iorque.
Recolheu-se para a região montanhosa de Carmel onde viria a falecer.
Como referenciar: Ansel Adams in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2017. [consult. 2017-07-25 15:32:32]. Disponível na Internet: