Apia


Aspetos Geográficos
Cidade e capital da Samoa, Apia situa-se na costa norte da ilha de Upolu, no oceano Pacífico, num local que corresponde a um porto natural na foz do rio Vaisigano. É a única cidade do país, possuindo cerca de 32 800 habitantes (2005).

História e Monumentos Em 1889, durante um confronto pelo domínio das Samoas, quatro navios de guerra alemães e americanos naufragaram no porto de Apia em consequência de um violento furacão, dois outros ficaram encalhados e apenas um navio britânico se salvou, tendo morrido mais de 100 pessoas. Tornou-se capital da Samoa em 1959. O mais importante monumento da cidade é a igreja católica.

Aspetos Turísticos e Curiosidades
Na península de Mulinuu, promontório que divide o porto da baía de Vaiusu, situa-se o observatório histórico, a casa do parlamento (Fale Fono) e uma estação de radiodifusão. Numa área junto ao porto situam-se os escritórios governamentais e o Banco Central de Samoa. No centro da cidade existe uma torre com um relógio que funciona como memorial de guerra. A cidade tem diversos edifícios recentes, mas existem também muitos edifícios coloniais de madeira, dos quais se destaca o tribunal, com um museu no andar de cima. O novo mercado situa-se num local abrigado em relação aos ciclones. Uma agradável estrada junto à praia constitui a área privilegiada de lojas, restaurantes e hotéis, assim como do principal centro de informação turística. Contudo, não existe propriamente praia na cidade, a não ser um pequeno local no porto que é muito popular entre as crianças locais. Em termos culturais, merece ainda destaque o pequeno museu de Samoa, onde se pode encontrar uma interessante introdução à cultura samoana e ainda algumas relíquias do país. A vida noturna é razoavelmente interessante, com alguns bons restaurantes e bares. Uma das tradições de Apia é a parada da banda da polícia efetuada de manhã cedo, no momento do hastear da bandeira nos edifícios públicos, altura em que todo o trânsito para por alguns instantes. Foi também aqui que o famoso escritor escocês Robert Louis Stevenson passou os últimos quatro anos de vida, tendo sido sepultado em 1894 nas encostas do monte Vaea, a sul de Apia, existindo aí um museu a ele dedicado.

Economia
O porto de Apia é o maior e mais movimentado do país. Grande parte do comércio internacional é feito por ele. Existem ferry-boats que ligam a cidade ao Tokelau e à Samoa Americana. A rede viária da cidade é razoavelmente boa. Possui um pequeno aeródromo, mas o aeroporto internacional fica a 40 minutos de carro da cidade.
Como referenciar: Apia in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-11-17 16:05:40]. Disponível na Internet: