Apple Computer Inc.

Um dos maiores fabricantes de computadores pessoais, foi fundada por Steven Jobs e Steve Wozniak, que, em 1976, construíram o Apple I numa garagem, e, em 1977, lançaram o Apple II, que se tornou bastante popular nas instituições de ensino.

No ano de 1983, a Apple lançou um novo PC, o Lisa, que não obteve o sucesso que a Apple esperava. Foi em 1984 que a Apple lançou a primeira série de computadores Macintosh. A sua interface gráfica do utilizador e a utilização do rato revolucionaram o uso dos computadores pessoais. Rapidamente, os Macintosh foram adotados para empresas da área de edição eletrónica e processamento de imagem.

Em 1989 a companhia lançou o seu primeiro computador portátil, o Macintosh Portable, seguido dois anos mais tarde pelo PowerBook 100, o primeiro modelo de uma linha de computadores portáteis orientados para um segmento mais profissional, e, em 1999, pelo iBook, uma linha de modelos com menores capacidades e mais acessível em termos de preço, orientado para o utilizador comum. Em 2006, após vários modelos foram substituídos pelos MacBook e MacBook Pro.

A 15 de agosto de 1998, numa altura em que a companhia se debatia com a concorrência feroz dos computadores do tipo PC e dos sistemas operativos Windows, é lançado oficialmente o iMac, um computador com um design inovador, que aliava à funcionalidade um forte sentido estético: o primeiro modelo, o "G3", era quase na totalidade envolvido por um tipo de plástico colorido e semitransparente, e menos de meio ano após o seu lançamento já tinha vendido cerca de 800 mil unidades.

Em 2001 a Apple lança o Mac OS X, sucessor do Mac OS 9 e um dos mais aclamados sistemas operativos a equipar as suas máquinas, e dá a conhecer ao mundo o iPod®, até hoje um dos mais populares reprodutores portáteis de áudio digital, com mais de 100 milhões de unidades vendidas em todo o mundo.

Já em 2006, a Apple anuncia a parceria com a Intel para equipar os seus novos modelos com os processadores daquele fabricante: surgem assim o MacBook e o MacBook Pro, máquinas que aliam o reconhecido design da Apple às capacidades dos processadores Intel, e que, graças ao software BootCamp, disponibilizado pela Apple, se tornaram os primeiros computadores capazes de correr, de forma nativa, tanto o sistema operativo Mac OS como o Windows.
Como referenciar: Porto Editora – Apple Computer Inc. na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2021-09-21 09:56:33]. Disponível em