Apple II

Foi o primeiro computador pessoal a popularizar-se junto do público em geral e um dos primeiros a oferecerem gráficos coloridos.
Descendente do Apple I, o primeiro computador concebido por Stephan Wozniak, que havia sido produzido em número muito limitado e vendido na forma de um kit para montar, o Apple II nasceu da combinação dos talentos de Stephan Wozniak e Steve Jobs, então sócios na recém-formada Apple Computer Company.
Vendo a grande aceitação obtida pelo Apple I junto, sobretudo, dos entusiastas da eletrónica, a Apple decidiu lançar um novo modelo, mais orientado para as massas, que pudesse ser utilizado por todos. Foi assim apresentado, a 5 de junho de 1977, o primeiro Apple II: um computador baseado no modelo anterior, mas envolvido num revestimento plástico que o tornava esteticamente mais agradável para um mercado doméstico.
Vinha equipado com um processador MOS Technology 6502 a 1 MHz, interface para cassetes áudio que permitia gravar e carregar os programas, uma saída de vídeo composto que permitia a exibição de gráficos até 16 cores, placa de som de um canal, teclado (apenas para maiúsculas), oito slots de expansão internas, um interpretador de BASIC integrado na ROM de 12 KB e duas possibilidades diferentes para a memória RAM: o utilizador podia escolher entre um modelo com 4 KB ou um com 48 KB de memória, sendo que o primeiro permitia a expansão da memória em módulos de 4 ou 16 KB até ao máximo dos 48 KB.
No início do ano seguinte, a Apple passou ainda a disponibilizar, como acessório opcional, uma unidade de disquetes bastante acessível para os padrões da altura.
Até 1993, data em que o último modelo da série Apple II deixou de ser produzido, haviam sido fabricadas mais de 5 milhões de unidades.
Para a enorme popularidade atingida por este computador contribuiu também, em grande parte, o programa VisiCalc, a primeira folha de cálculo disponível para computadores pessoais, que inicialmente apenas corria no Apple II.

Como referenciar: Apple II in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-09-26 22:04:10]. Disponível na Internet: