Apple TV

Recetor e reprodutor de conteúdos multimédia digitais, fabricado pela empresa americana Apple e concebido para permitir a reprodução de conteúdo multimédia digital num aparelho de televisão comum.
Anunciado pela primeira vez durante uma conferência de imprensa dada em setembro de 2006 pelo cofundador da Apple, Steve Jobs, na cidade de São Francisco, Estados Unidos da América, o Apple TV começou a ser comercializado a 21 de março de 2007.
Comparado a um "leitor de DVD para a era da Internet" por Philip Schiller, vice-presidente de marketing de produto da Apple, o dispositivo consiste num recetor de media em formato digital, com capacidade de sincronização de conteúdos via rede sem fios ou Ethernet.
A versão original do Apple TV incluía um disco rígido com capacidade para armazenar até 40 GB de conteúdo multimédia, mas apenas dois meses após a sua estreia no mercado foi lançada uma nova versão, equipada com um disco de 160 GB.
Nele o aparelho pode armazenar todos os ficheiros provenientes da ligação a um computador equipado com os sistemas operativos Mac OS X versão 10.3.9 ou mais recente, ou Windows XP Professional ou Home Edition, com o service pack 2.
Em qualquer dos casos é necessário que o computador tenha instalada a versão 7.1 do programa iTunes, ou mais recente, para que possa ser feita a transmissão do conteúdo.
Através do iTunes, o Apple TV pode fazer a sincronização de todo o conteúdo multimédia contido na biblioteca daquele programa entre um computador e o aparelho, de forma completamente automática: ou seja, ao adicionar ou alterar algum ficheiro da coleção do iTunes no computador, o programa automaticamente atualiza o conteúdo da Apple TV a ele conectada.
Em opção, o dispositivo pode também reproduzir diretamente para a televisão o conteúdo recebido por "streaming" de até 5 computadores diferentes - isto significa que a informação multimédia é visualizada ao mesmo tempo que é enviada, sem que o Apple TV a armazene.
Com pouco mais de um quilograma de peso, e menos de 20 centímetros de largura e altura, o Apple TV está equipado com uma placa gráfica Nvidia GeForce Go 7300 com 64 MB de memória dedicada, disco rígido de 40 ou 160 GB (conforme o modelo escolhido), 256 MB de memória RAM DDR2 a 400 MHz, e placas de rede Ethernet e wireless.
Possui ainda uma saída de vídeo analógico e uma outra de HDMI, para vídeo e áudio digital, bem como uma saída ótica (S/PDIF) e uma analógica (RCA) para o áudio, que permitem a reprodução do som em Dolby Pro Logic 5.1.
O aparelho conta ainda com um recetor de infravermelhos, que lhe permite receber as instruções enviadas pelo "Apple Remote", um comando à distância que o acompanha de série.
Embora o Apple TV possua também uma porta USB, esta está reservada para o serviço técnico da marca, pelo que não pode ser utilizada para a troca de informação.
Como referenciar: Porto Editora – Apple TV na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2021-09-21 10:49:28]. Disponível em