Aquário

Constelação dos céus e décimo primeiro signo do Zodíaco, é um signo de Ar, tal como Balança e Gémeos, e agrupa as pessoas nascidas entre 20 de janeiro a 18 de fevereiro.
Aquário simboliza a cooperação e a solidariedade entre os homens e também a fraternidade e o desapego em relação às coisas materiais.
A constelação de Aquário era conhecida entre os gregos como o pote de água. Os persas chamavam-lhe Dul, que também significava um recipiente com água. Apesar de os romanos lhe chamarem Juno, continuava a ser representado por ondas de água. Até à descoberta do planeta Urano, o atual regulador do Aquário, este signo era regulado por Saturno. Urano era considerado o marido da Terra e o pai do Céu, enquanto que Saturno é tido como responsável pela libertação dos instintos e pela elevação espiritual através do despojamento das amarras dos bens materiais. O signo de Aquário é, na sua forma sucinta, representado por dois traços horizontais ondulados que simbolizam a água. Na sua versão mais completa, é representado por uma jovem elegante que derrama água de um vaso e também por um velho sábio que transporta uma ou duas ânforas de onde cai uma água que se esvai no ar. Os indivíduos do signo de Aquário são difíceis de dominar e de limitar, como a água selvagem dos mares, sendo grandes amantes da liberdade, das viagens e dos grandes espaços urbanos ou rurais. Recipiente de água, o Aquário é, no entanto, um signo de ar, por isso a sua água não é de natureza vulgar mais sim fluida e etérea. Sendo um signo mais de alma do que de corpo, o Aquário necessita desse elemento mais fluido e leve do que a água. O elemento ar do Aquário é considerado um meio de ligação dos seres numa comunidade espiritual e universal, enquanto que as características dos restantes signos de ar são diferentes: Gémeos sugere a comunicação espiritual, enquanto que Balança escolhe o diálogo emocional e sentimental. O Aquário é um signo que desenvolve amplas qualidades de altruísmo, amizade e solidariedade social, mas também as vertentes de descoberta, aventura, inovação, progresso, desenvolvimento e liberdade.
Como referenciar: Porto Editora – Aquário na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2021-08-02 08:03:44]. Disponível em