aquecimento solar

O aquecimento solar constitui uma forma de aquecimento doméstico, ou industrial, que se relaciona com o uso direto da energia solar.
Basicamente, um sistema de aquecimento solar é constituído por um dispositivo térmico no qual um fluido é aquecido pelos raios solares num coletor, e/ou é elevado através de bombas, ou pode ser deslocado ao longo do circuito que proporciona uma forma de armazenar calor.
Quando não há Sol pode ser usada uma fonte auxiliar de calor. Existem sistemas mais complexos que combinam dispositivos de aquecimento e arrefecimento, proporcionando calor no inverno e ar condicionado no verão.
A forma mais simples de um coletor solar é o coletor de placa plana, no qual uma superfície recetora enegrecida é coberta por uma ou mais placas de vidro que atuam como uma estufa, e captam a quantidade máxima de energia solar. Os tubos ligados à superfície recetora transportam ar, água, ou outro fluido qualquer, para o qual o calor absorvido é transferido.
Todo o painel é isolado e pode, desta maneira, formar parte do telhado de um edifício. Coletores mais modernos usam refletores para fazer convergir os raios solares.
Como referenciar: Porto Editora – aquecimento solar na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2021-07-30 03:01:05]. Disponível em