árbitro

O árbitro é o elemento encarregue de fazer cumprir as regras e o regulamento de um evento desportivo. Tem autoridade plena para fazer cumprir as regras do jogo e as suas decisões são definitivas, assim como o resultado do encontro.
Os árbitros por normas são nomeados para dirigir jogos pelas associações, federações ou outras entidades organizativas de cada modalidade desportiva.
São, na sua maioria, amadores, embora em alguns países e em determinadas modalidades haja profissionais.
Há árbitros que atuam dentro dos campos de jogos, como acontece no futebol, no râguebi e no boxe, ou fora do recinto, casos, por exemplo, do ténis, do basquetebol, do críquete e do voleibol.
Estão equipados de forma diferente das equipas que entram em jogo para que não sejam confundidos com os atletas em campo. No futebol, tornou-se conhecido a nível global o equipamento totalmente preto. Contudo, a partir de 1994, a camisola preta começou a ser substituída por outras de cores alternativas, especialmente as amarelas. Nos desportos norte-americanos, como o basebol e o futebol americano, os árbitros usam sempre camisola às riscas verticais pretas e brancas.
Na maior parte dos desportos, os árbitros têm o apoio de outros árbitros, por norma chamados de assistentes ou auxiliares, como acontece no futebol.
Os primeiros árbitros desportivos surgiram no futebol inglês no século XIX. Até então, eram os próprios atletas que tratavam de fazer cumprir as regras e leis do jogo.
Contudo, com a organização da primeira Taça da Associação de Inglaterra em 1872 o panorama alterou-se. Até então, por norma, cada equipa indicava um representante que, apesar de não ter poder para interferir no jogo, podia ser convocado pelos jogadores para dar o seu parecer sobre alegadas infrações às regras.
Como nem sempre estes juízes estavam de acordo foi necessário criar a figura do árbitro, cuja primeira referência surgiu em 1880, ainda em Inglaterra. Na altura, era indicado por acordo entre os dois clubes envolvidos num jogo.
Entre as suas funções estavam o dever de fazer um relatório do jogo e de controlar o tempo do desafio. Tinha poder para expulsar jogadores mesmo sem consultar os outros juízes.
Terá sido em 1878 que pela primeira vez um dos então juízes de jogo usou apito para chamar a atenção dos jogadores. Esses apitos iniciais eram idênticos aos usados pela polícia britânica. Em desportos como o futebol, por exemplo, o apito deve ser usado para assinalar o início, reinício ou fim do jogo, para indicar que chegou o intervalo e para interromper o jogo devido a um falta ou lesão.
Como referenciar: Porto Editora – árbitro na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2021-12-08 00:44:06]. Disponível em