Arne Jacobsen

Arquiteto dinamarquês, Arne Jacobsen nasceu a 11 de fevereiro de 1902, em Copenhaga, e morreu a 24 de março de 1971, na mesma cidade. Estudou arquitetura e desenho na Academia de Arte de Copenhaga formando-se em 1928. No início da sua carreira foi fortemente influenciado pelos mestres do Movimento Moderno, Le Corbusier e Mies van der Rohe e, mais tarde, pelo arquiteto finlandês Alvar Aalto.
A sua obra caracteriza-se por uma tentativa de conciliação entre a produção artesanal e industrial e uma tentativa de integração de elementos da arquitetura tradicional dinamarquesa, desenvolvendo contudo uma arquitetura racionalista dentro dos cânones do Movimento Moderno.
Os seus primeiros trabalhos importantes datam da década de 30, mas é nos anos 50 que adquire maior projeção com trabalhos como, a Câmara Municipal de Rodovre (1954-56), ou o Edifício SAS (1959), o primeiro arranha céus de Copenhaga.
Jacobsen defende o desenho total, ou seja, desde a cidade e o edifício até ao mais pequeno equipamento, levando-o a desenhar mobiliário e até pequenos objetos. As cadeiras que concebeu são uma das suas realizações mais conhecidas pelo público em geral.
Como referenciar: Arne Jacobsen in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-07-06 19:38:45]. Disponível na Internet: