Artigos de apoio

Arnold Newman

Fotógrafo norte-americano, Arnold Newman nasceu em Nova Iorque, nos Estados Unidos da América, em 1918. Ainda no ensino secundário, é-lhe atribuída uma bolsa de estudo para estudar Artes na Universidade de Miami. Para tentar ultrapassar as dificuldades financeiras, começa a trabalhar num estúdio fotográfico e, alguns anos depois, em 1939, assume a gerência de um estúdio na Florida.
Só em 1941 é que inicia a sua carreira como retratista. Ao expor as suas fotografias, consegue captar as atenções de Alfred Stieglitz, Beaumont Newhall e Ansel Adams para o seu trabalho. Cinco anos mais tarde, muda-se para Nova Iorque e, com o apoio de Stieglitz e Newhall, é contratado pela revista Life para realizar um retrato de Eugene O'Neill e pela Harper's Bazar para fotografar Igor Stravinsky. É assim que inicia a sua colaboração com grandes publicações como a Life, a Fortune, The New York Times Magazine ou The New Yorker. Pablo Picasso, John F. Kennedy e Alfred Stieglitz foram algumas das personalidades do século XX que Newman retratou no seu estilo inconfundível.
Em 1954, enquanto viaja pela Europa, retrata o Parlamento inglês, os clãs escoceses, os líderes políticos alemães e o até o general De Gaulle. Em 1957, a Universidade de Miami atribui lhe o Prémio de Jornalismo. Em 1965 colabora como consultor com o departamento de fotografia do Museu de Israel, em Jerusalém. Três anos mais tarde, é convidado para lecionar na Cooper Union, em Nova Iorque. Durante a década de 70, produz uma exposição individual retrospetiva de três décadas de trabalho.
Graças à atribuição de uma bolsa especial concedida pela Kodak, em 1994, Newman pode oferecer um conjunto de 176 impressões suas à George Eastman House.
Nos últimos anos tem participado na realização de workshops, organizado exposições e colaborado com diversas publicações.

Como referenciar: Arnold Newman in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2018. [consult. 2018-09-22 02:26:08]. Disponível na Internet: