Arruda dos Vinhos


Aspetos Geográficos
O concelho de Arruda dos Vinhos, do distrito de Lisboa, localiza-se na Região do Centro (NUT II) e no Oeste (NUT III) e situa-se a 36 km para norte da capital e a cerca de 20 km para sudeste de Sobral de Monte Agraço.
Encontra-se a 76 metros de altitude, no fundo de um vale cheio de pomares e vinhas, em redor do qual se estende um conjunto de colinas e montes. O concelho está rodeado pelos concelhos de Alenquer a norte, Sobral de Monte Agraço a oeste, Mafra a sudoeste, Loures a sul e Vila Franca de Xira a este.
Arruda dos Vinhos ocupa uma área de 77,7 km2, na qual se distribuem quatro freguesias: Arranhó, Arruda dos Vinhos, Cardosas e Santiago dos Velhos.
Em 2005, o concelho apresentava 10 911 habitantes.
O natural ou habitante de Arruda dos Vinhos denomina-se arrudense.
Arruda dos Vinhos apresenta uma paisagem típica da província da Estremadura e da Região do Oeste, onde vales cultivados, extensas vinhas e pequenas colinas acompanham diversos moinhos e aldeias de casas brancas.

História e Monumentos
Arruda dos Vinhos é um dos mais antigos municípios do país, tendo recebido foral de D. Afonso Henriques em 1160.
Do seu importante património arquitetónico e histórico destacam-se a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Salvação (séc. XVI); a Igreja da Misericórdia (séc. XVI); o grandioso chafariz pombalino de estilo barroco (séc. XVIII); a Ermida de Nossa Senhora do Monte; o antigo edifício da Câmara Municipal, com uma torre sineira, e as ruínas da fortaleza da Guerra Peninsular Napoleónica (Linhas de Torres).

Tradições, Lendas e Curiosidades
Realizam-se algumas festas neste concelho, sendo de destacar as seguintes: Nossa Senhora da Ajuda (8 de setembro) em Arranhó; Nossa Senhora da Salvação (14 a 18 de agosto) em Arruda dos Vinhos; Nossa Senhora do Monte (8 de setembro) em Arruda dos Vinhos; São Tiago (domingo mais próximo ao dia 25 de julho) em Santiago dos Velhos, e São Lourenço (primeiro fim de semana de agosto) em Arranhó.
O feriado municipal ocorre na quinta-feira de Ascensão.
No artesanato destacam-se os trabalhos em vime.

Economia
A agricultura é uma das principais atividades económicas do concelho, nomeadamente nos produtos hortícolas e na produção de vinhos de mesa. No setor industrial deve-se destacar a indústria transformadora.
O turismo tem maior expressão no espaço rural e também no denominado turismo de fim de semana. No entanto, o património arquitetónico existente, assim como as festas anuais, as touradas e a gastronomia, atrai cada vez mais visitantes.
Como referenciar: Arruda dos Vinhos in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-08-18 03:30:50]. Disponível na Internet: