artrópodes

É o grupo de animais que apresenta maior número de espécies. Conhecem-se cerca de um milhão de espécies, o que representa um número superior ao número total de todas as outras espécies de seres vivos. Abundam praticamente em toda a superfície da Terra, nos mais diversos ambientes. Apesar do gigantesco tamanho deste grupo, todos os artrópodes apresentam muitas características comuns.
O corpo, de simetria bilateral, é segmentado. Esta característica, bem como outras da organização interna, sugerem que os artrópodes, embora de nível de organização muito superior ao dos anelídeos, devem ter com eles ancestrais comuns. Todos os artrópodes apresentam número significativo de pares de apêndices segmentares e articulados (daí o nome de artrópodes) dispostos de um e de outro lado do corpo. A superfície do corpo dos artrópodes, inclusive a dos apêndices, está revestida por um exosqueleto resistente e segmentado, constituído por um polissacarídeo misturado com proteínas, denominado quitina. Em alguns casos a quitina aparece impregnada de carbonato de cálcio. As cinco grandes classes dos artrópodes são: Chilopoda ou centípedes, Diplopoda, miriópodes ou milípedes, Crustacea ou crustáceos, Insecta ou insetos e Arachnida ou aracnídeos.
Como referenciar: artrópodes in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-07-21 18:16:41]. Disponível na Internet: