As Asas do Desejo

Filme realizado, em 1987, por Wim Wenders, intitulado originalmente Der Himmel Über Berlin. Protagonizado por Bruno Ganz, Solveig Dommartin e Peter Falk, a história relata, em tom de fábula poética, o percurso de dois anjos invisíveis aos humanos, que habitam o céu de Berlim. A sua missão é dar conforto e esperança às pessoas deprimidas. Após muitos séculos, um deles, Damiel (Ganz), manifesta-se descontente com a sua condição de imortal e revela a vontade de se tornar humano para sentir emoções. Um dia, conhece e apaixona-se por Marion, uma solitária trapezista (Dommartin), e vê-se obrigado a escolher entre o seu amor ou a sua imortalidade, renunciando a esta última.
Wenders conseguiu compor uma história sobre a essência da vida humana, recorrendo a uma narrativa onde impera o simbolismo numa Berlim do período anterior à queda do Muro. Este filme ficou também celebrizado pela magnífica direção de fotografia (a preto e branco) de Henri Alekan. O argumento foi assinado por Wenders em cooperação com o dramaturgo Peter Handke. Em 1998, o realizador Brad Silberling inspirou-se neste filme para dirigir City of Angels (A Cidade dos Anjos, 1998), com Nicolas Cage e Meg Ryan nos principais papéis.
Como referenciar: As Asas do Desejo in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-10-15 00:01:20]. Disponível na Internet: