Associação Académica de Coimbra - OAF

A Associação Académica de Coimbra foi fundada em 1876, sendo um dos mais antigos clubes desportivos portugueses. O grupo desportivo de futebol da Associação Académica é conhecido pela sigla OAF, que significa Organismo Autónomo de Futebol, para não se confundir com a associação de estudantes.
A iniciativa partiu de um grupo de estudantes da Universidade de Coimbra, com base no Clube Atlético de Coimbra, fundado em 1861, e na Academia Dramática, de 1837.
A popularidade da Académica ultrapassou as barreiras da cidade de Coimbra e estendeu-se aos meios culturais e académicos nacionais, o que lhe permitiu conciliar uma grande massa adepta por todo o país, onde passou a ser conhecida também por «Briosa».
Ligada à Universidade de Coimbra, a Académica sempre constituiu um veículo de apoio aos movimentos estudantis universitários. Um dos pontos altos dessa ligação deu-se na final da Taça de Portugal da época 1968/69, quando os jogadores da «Briosa», na sua maioria estudantes, se apresentaram no Estádio do Jamor, para defrontar o Benfica, envergando faixas de contestação ao regime político vigente. A Académica perdeu o jogo por 2-1, mas o encontro ficou para sempre lembrado como um dos mais importantes acontecimentos do desporto nacional.
No palmarés da Associação Académica de Coimbra contam-se ainda três outras presenças na final da Taça de Portugal. A primeira ocorreu em 1939, quando derrotou o Benfica por 4-3, ganhando o seu primeiro troféu nacional. Depois, em 1951, perdeu com o Benfica por 5-1 e, em 1967, nova derrota, agora com o Setúbal por 3-2.
Considerada um dos "históricos" do futebol português, a «Briosa» obteve a sua melhor classificação no Campeonato Nacional na época de 1966/67, quando terminou em segundo lugar.
No dia 29 de outubro de 2003, a Académica disputou, com o Benfica, o primeiro jogo oficial no remodelado Estádio Municipal de Coimbra. O resultado foi de 1-3, favorável ao Benfica.
Como referenciar: Porto Editora – Associação Académica de Coimbra - OAF na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2021-06-14 04:38:01]. Disponível em