astrofísica

A astrofísica constitui a parte da astronomia que estuda os processos físicos e químicos dos corpos celestes. Esta ciência ocupa-se das estruturas estelares e evolução das propriedades do meio interestelar e das suas interações com sistemas estelares. Realiza ainda o estudo da estrutura e dinâmica dos sistemas de estrelas e dos sistemas de galáxias.
A investigação do comportamento físico e da composição química dos corpos celestes, com particular destaque para o Sol e estrelas, só foi possível, devido à descoberta das riscas de absorção que surgem no espetro solar. Foi realizada em 1802 pelo naturalista inglês William Hyde Wollaston e, graças à investigação mais profunda realizada em 1814, pelo físico alemão Joseph von Fraunhofer.
Posteriormente, devido às investigações levadas acabo pelo físico alemão Gustav Robert Kirchhoff, desenvolveu-se a análise espetral, que permitiu desenvolver os conhecimentos sobre a temperatura e a composição química da atmosfera solar e da atmosfera das estrelas.
Durante o século XX, a astrofísica teve um grande avanço devido, fundamentalmente, ao desenvolvimento da física atómica.
Como referenciar: astrofísica in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-06-02 22:40:41]. Disponível na Internet: