ativação

Alteração induzida num aminoácido antes da sua utilização na síntese de uma proteína.
Em fisiologia, consiste na atividade de natureza física, química e mecânica, exercida sobre o óvulo pelo espermatozoide e outros intermediários, e que tem como consequência a sua segmentação.
Ativação de linfócitos B - Consiste na passagem dos linfócitos B de um estado de repouso para uma grande atividade molecular e celular. A ativação dos linfócitos B inicia-se quando antigenes solúveis se fixam nos recetores membranosos do linfócito.
Energia de ativação - Quantidade de energia necessária para iniciar uma reação química. Para que duas substâncias reajam entre si originando um novo produto é necessário que as substâncias colidam entre si. A colisão é um fator importante na reação, sendo esta facilitada pelo aumento do número de colisões entre as moléculas das substâncias. A adição de energia, por exemplo, sob a forma de calor, aumenta a velocidade de movimento das moléculas, intensificando assim o número de colisões entre elas e, consequentemente, a velocidade da reação química.
Como referenciar: Porto Editora – ativação na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2021-12-01 13:43:34]. Disponível em