Auckland

A cidade de Auckland fica situada num istmo estreito com cerca de 11 quilómetros de largura, banhado a oeste pelo mar da Tasmânia, que separa a Nova Zelândia da Austrália, e a este pelo golfo de Hauraki, uma enseada do oceano Pacífico. A cidade está, assim, praticamente rodeada de água. Possui vários vulcões extintos, uns dentro da área urbana e outros nas proximidades, como o monte Eden e o Rangitoto.
Possui o maior porto marítimo do país e uma importante base naval, sendo considerado também um importante centro piscatório, industrial e comercial. A cidade constitui um ponto essencial de ligação rodoviária e ferroviária no Norte da ilha e é servida pelo aeroporto internacional de Mangere.
As principais indústrias estão ligadas à engenharia, nomeadamente mecânica, à construção de veículos motorizados e à produção de químicos e fertilizantes. Assim, as principais exportações, além das carnes congeladas e dos têxteis, são materiais como o ferro e o aço, os veículos motorizados e os produtos químicos.
Auckland, fundada em 1840 como colónia inglesa, foi a capital da Nova Zelândia colonial até 1865, data na qual Wellington foi elevada a capital. Apesar da perda de estatuto, a aglomeração continuou a desenvolver-se.
Há vários marcos que caracterizam esta cidade, nomeadamente ao nível das instalações culturais, como a Universidade de Auckland, fundada em 1882, e o Instituto de Tecnologia. Destacam-se também o Jardim Parnell Rose, o Museu Memorial de Guerra, que possui uma coleção de arte Maori (indígenas de origem polinésia), a Galeria de Arte da cidade e, o Museu de Transportes e Tecnologia e um zoo.
São ainda de referência a Ponte de Auckland, que liga o centro da cidade às áreas suburbanas periféricas e que é considerada uma das maiores pontes construídas com a finalidade de proporcionar a expansão urbana; e a Sky Tower, inaugurada em 1997, que está integrada no complexo Sky City. Este complexo possui um casino, um hotel, um centro comercial e um bar e restaurante giratório, proporcionando magníficos panoramas sobre a cidade, incluindo a vista para o porto natural de Waitemata. A Sky Tower é o edifício mais alto do país, com 328 metros de altura.
Como referenciar: Porto Editora – Auckland na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2021-09-22 16:01:51]. Disponível em