Auto de Amadis de Gaula
Auto de Gil Vicente representado ao rei D. João III, em Évora, no ano de 1523.
Personagens: Amadis, Galaor, Florestan e Gandalin (irmãos de Amadis), Lisuarte, Doun, Oriana, Mabilia, Corisanda, Dinamarca, Corrio, Anão e Ermitão.
Argumento: A peça foi inspirada na novela de cavalaria "Amadis de Gaula" e dramatiza os amores do cavaleiro Amadis e de Oriana, filha do rei Lisuarte.
Amadis encontra-se com Oriana e declara-lhe o seu amor.
O anão de Amadis diz posteriormente a Oriana que o cavaleiro já não a ama.
Oriana rompe o namoro e Amadis, desgostoso, refugia-se numa ilha tornando-se ermita. Oriana, ao saber do mal-entendido, escreve uma carta de reconciliação a Amadis que volta a ser cavaleiro.
Partilhar
Como referenciar
Auto de Amadis de Gaula na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.ptartigos/$auto-de-amadis-de-gaula [visualizado em 2026-08-04 04:24:18].
Outros artigos
-
DinamarcaGeografia País do Norte da Europa. Situada entre o mar do Norte e o mar Báltico, a Dinamarca é forma...
-
D. João IIIFilho de D. Manuel I e de D. Maria de Castela, nasceu em 1503 em Lisboa, onde faleceu em 1557. Décim...
-
Florestas dos EnganosRepresentada ao rei D. João III, em Évora, no ano de 1536. Personagens: Filósofo, Parvo, Mercador, E
-
EróstratoEróstrato ganhou ex æquo o Prémio de Originais do Teatro Seiva-Trupe, no mesmo ano em que Pedro Barb
-
EstrangeirosDedicada ao Cardeal D. Henrique, esta comédia é considerada iniciadora do teatro clássico em Portuga
-
El-Rei SeleucoPersonagens: Moço, Mordomo (dono da casa), Martins, Ambrósio, escudeiro, representador, El-Rei Seleu
-
EsopaidaÓpera representada no Teatro do Bairro Alto, em 1734. O argumento, em parte oriundo da tradição grec
-
Os Dois IrmãosDrama de atualidade de Rodrigo Paganino, representado pela primeira vez em 20-11-1856 no Teatro de D
-
Os Dois RenegadosPrimeiro drama histórico do Romantismo português, da autoria de Mendes Leal, premiado pelo Conservat
-
Egas MonizDrama com que Mendes Leal regressa à temática histórica, premiado pelo Conservatório de Lisboa em 18
Partilhar
Como referenciar 
Auto de Amadis de Gaula na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.ptartigos/$auto-de-amadis-de-gaula [visualizado em 2026-08-04 04:24:18].