Auto dos Físicos

Personagens: Clérigo, Moço do Clérigo, Brásia Dias, Mestre Filipe, Mestre Fernando, Mestre Anrique, Torres (físico), Padre Confessor e Cantores.

Argumento: A peça dramatiza os amores de um Clérigo. Após ter sido rejeitado por uma jovem, o Clérigo resolve consultar quatro físicos (médicos). O papel do físico é ridicularizado por Gil Vicente, que vai ainda mais longe ao atribuir a estas personagens os nomes dos físicos mais conhecidos da época.
O primeiro físico receita ao Clérigo uma dieta calmante: o cozimento de rosmaninho, um purgante de humores e purificador dos nervos. O segundo fornece várias explicações para a doença mas faz um diagnóstico inconclusivo, enquanto que o terceiro prescreve uma dieta de passas. Apenas o quarto físico (Torres) aponta para uma doença de amor. O Clérigo, confuso, ouve finalmente os conselhos pouco cristãos de um frade.
Como referenciar: Auto dos Físicos in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-01-23 15:06:15]. Disponível na Internet: