Avenarius

Filósofo francês, Richard Avenarius nasceu a 19 de novembro de 1843, em Paris, e morreu a 18 de agosto de 1896, em Zurique. Foi Professor de Filosofia Indutiva na Universidade de Zurique a partir de 1877.
Fundador do empiriocriticismo, um movimento filosófico fugaz que se baseava na radicalização do cienticismo do séc. XIX. Avenarius, baseando-se nas ciências da natureza e, particularmente, na fisiologia, procurou constituir um método rigoroso para a filosofia, livre do espartilho que Avenarius julgava constituir a metafísica, o idealismo e até o materialismo, para poder edificar uma descrição exata da experiência pura. A experiência é entendida como unitária, na medida em que o sujeito não é separado do objeto, mas que ambos se dão simultaneamente.
O conceito de experiência pura baseia-se nos dados biológicos, pois a elaboração de proposições do sujeito depende do sistema nervoso central que, por sua vez, se inter-relaciona com as condições do ambiente que rodeia o indivíduo. Nesta simbiose entre sujeito e objeto, conceitos como "físico" e "psíquico" são entendidos apenas como dois modos diferentes de abordar uma experiência que é una e única em si mesma; por outras palavras, são apenas dois modos de caracterizar a experiência pura.
O empiriocriticismo, embora constituindo um movimento fugaz, influenciará o Círculo de Viena em algumas das suas preocupações.
Como referenciar: Avenarius in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-09-30 04:14:28]. Disponível na Internet: