Badajoz

Cidade de Espanha, capital da província do mesmo nome, na Comunidade Autónoma da Extremadura. Situada nas margens do rio Guadiana, a escassos quilómetros da fronteira com Portugal, a cidade de Badajoz possui 127 600 habitantes (2004).
Badajoz possui muitos vestígios romanos e foi a capital de um reino mourisco no século XI. Na parte mais alta da cidade encontra-se a famosa Alcazaba Árabe do século XV. A Porta de Palmas (século XVI), a Muralha Vauban (século XVII) e o Palácio Municipal (século XVIII) são outros monumentos históricos da cidade. A nível cultural, destacam-se o Museu Arqueológico, o Museu de Belas-Artes, o Museu Extremeño Ibero-Americano de Arte Contemporânea e o Museu Catedralicio.
As principais indústrias de Badajoz são a indústria têxtil, a de destilação, a de produtos alimentares e a de cerveja. Esta cidade possui transportes rodoviários, ferroviários e aéreos.
A província de Badajoz é a maior de Espanha, com uma área de 21 657 km2.
Como referenciar: Badajoz in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-10-23 23:54:33]. Disponível na Internet: