Artigos de apoio

balança de pagamentos
Balança é uma designação que a ciência económica adotou para efetuar comparações entre dois fenómenos inter-relacionados, fazendo simultaneamente a medição de ambos.
Especificamente, a balança de pagamentos é o registo sistemático de todas as transações económicas efetuadas entre os residentes e os não-residentes de um país num determinado ano. O seu saldo exprime o que um país deve ao resto do mundo ou o que este lhe deve.
Como se constata, o critério de classificação das operações é o da residência dos intervenientes, independentemente da sua nacionalidade. Constituem, no entanto, exceções a este princípio os casos de transações de ouro entre particulares e autoridades monetárias da mesma economia e de reinvestimentos no país de lucros provenientes de investimentos diretos estrangeiros.
Os registos na balança de pagamentos são, por convenção, efetuados da seguinte forma: debitam-se todas as transações que deem origem a um pagamento (como, por exemplo, importar bens ou serviços, enviar para o exterior uma transferência sem contrapartida, exportar capitais) e creditam-se todas as que deem origem a um recebimento (como é o caso das operações inversas das anteriores).
A balança de pagamentos é constituída por várias rubricas, que se discriminam no quadro em anexo (últimos dados estatísticos disponíveis relativos a Portugal).
Como referenciar: balança de pagamentos in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2017. [consult. 2017-07-28 03:53:44]. Disponível na Internet: