Baleal

Praia de areia fina e branca, que separa uma pequena ilha, situada a norte de Peniche, na região ocidental do país, do continente. Fica situada a cerca de 80 quilómetros de Lisboa.
A designação de Baleal resulta do facto de os seus rochedos terem sido no passado o local de corte e talhe das baleias que, na sua rota migratória, eram caçadas pelos pescadores da vila de Atouguia da Baleia. Este sítio oferecia as condições ideais para a referida atividade, desenvolvida no século XVI.
Tornou-se lugar de veraneio, devido ao seu potencial, ímpar na Europa, para a prática de desportos náuticos. A sua forma em península permite a prática de surf e body-board, existindo no local escolas das diferentes modalidades. A praia dos Super Tubos é a mais famosa da região, pois proporciona ondas de todo o tipo e de grande consistência ao longo de todo o ano.
Como referenciar: Baleal in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-12-06 06:10:03]. Disponível na Internet: