Bananarama

O grupo pop feminino Bananarama foi formado em Londres, Inglaterra, em finais de 1981 por duas inglesas, Keren Woodward (n. 02-04-1961) e Sarah Dallin (n. 17-12-1961) e pela irlandesa Siobhan Fahey (n. 10-09-1958), que começaram por cantar em festas particulares e em clubes noturnos, antes de se tornarem numa das bandas mais bem-sucedidas dos anos 80. A designação Bananarama surgiu da fusão do nome de uma série infantil de televisão chamada Banana Split e da música Pyjamarama, dos Roxy Music.
As primeiras atuações das Bananarama eram acompanhadas por gravações com a parte musical, já que nenhuma das três sabia tocar qualquer instrumento. Mesmo assim, acabaram por chamar a atenção do antigo baterista dos Sex Pistols, Paul Cook, que acabou por produzir o primeiro single da banda, "Aie A Mwana", uma versão de um tema dos Swahili Black Blood's.
O trio, entretanto, fez vozes para os também britânicos Fun Boy Three no single "It Ain't What You Do, It's the Way You Do It" e estes retribuíram a cortesia quando as Bananarama gravaram "Really Saying Something", um tema de 1965 das Velvelettes. Este single alcançou o top 10 britânico em 1982, tornando-se assim o primeiro grande sucesso da banda. Seguiram-se mais alguns singles com boas vendas, com destaque para "Cruel Summer", que foi o primeiro êxito das Bananarama nos Estados Unidos da América. De qualquer forma, eram consideradas apenas como uma banda pop sem futuro, até que surgiu, em 1984, "Robert de Niro's Waiting", um sucesso de vendas bem aceite pela crítica.
Em 1986, depois do relativo fiasco que foi o single "Rough Justice", um tema que protestava contra a tensão na Irlanda do Norte, as Bananarama associaram-se ao trio de produtores Stock, Aitken e Waterman, responsáveis por vários sucessos na Grã-Bretanha. Foi então lançado o álbum Wow!, onde vinham incluídos temas que chegaram aos tops como "Venus", "I Heard a Rumour" e "Love in the First Degree".
Siobhan Fahey deixou as Bananarama em 1987 para formar, com o marido Dave Stewart, as Shakespear's Sisters numa altura em que foi editado o álbum de sucessos Greatest Hits e em que o grupo entrou para o Livro de Recordes Guinness com o título de banda feminina mais bem-sucedida de sempre. Siobahn, entretanto, foi substituída por Jacquie O'Sullivan (n. 07-08-1960) que, contudo, só iria ficar nas Bananarama até 1991, depois de ter sido lançado o álbum Pop Life. Keren e Sarah, mesmo assim, continuaram a carreira do grupo editando, em 1992, o CD Please Yourself e, em 1995, Ultraviolet, embora já sem o sucesso dos anos iniciais.
Em abril de 1998, Siobahn regressou para junto das restantes Bananarama, mas para gravar apenas um tema, "Waterloo", uma versão de um original dos Abba.
Outra vez como duo, as Bananarama repescaram em 2001 o sucesso "Robert de Niro's Waiting" com uma nova gravação. Já em 2002, lançaram mais um álbum, chamado Exotica. Com a atividade em estúdio parada, foram editadas compilações da banda. Em 2002, saíram diversas compilações dos maiores êxitos. No ano seguinte, a provar que a fórmula das Bananarama ainda rendia, foi editada uma nova compilação, intitulada Venus and Other Hits, uma forma de prestar um tributo a um projeto que marcou uma era na pop britânica.
Como referenciar: Bananarama in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-12-15 11:03:48]. Disponível na Internet: