Bandar Seri Begawan


Aspetos Geográficos
Cidade e capital do Brunei, Bandar Seri Begawan situa-se junto ao rio Brunei, no meio de uma planície aluvial costeira do sultanato do país, encaixando-se num vale rodeado de pequenos montes. Dispõe de um porto que exemplifica a evolução tecnológica e arquitetónica da cidade. Possui uma população de aproximadamente 50 000 habitantes (2005).

História e Monumentos A história da cidade remonta ao século VII, numa altura em que se pensa ter existido uma aldeia flutuante (Kampong Ayer) próxima do local onde fica hoje Kampong Kota Batu e o edifício do Museu Nacional. O maior desenvolvimento da cidade deu-se, contudo, a partir de 1906, quando um residente britânico encorajou a mudança de pessoas para aquele local. O próprio sultão assentou aí a sua residência em 1909. Nos anos 20 deu-se a implantação do município com a instalação de edifícios governamentais, lojas e casas privadas. Contudo, apenas se elevou a capital de um país autónomo com a independência obtida em 1984. O grande marco arquitetónico de Bandar Seri Begawan é a Grande Mesquita, construída em 1958. Situada em frente ao porto, possui uma cúpula dourada gigante e um interior de luxo composto com carpetes, elevador e paredes de mármore.

Aspetos Turísticos e Curiosidades
A cidade é popularmente conhecida por Bandar e foi em tempos chamada Cidade de Brunei. Tem a particularidade de incluir uma aldeia assente em estacas sobre o rio - Kampong Ayer - composta por casas tradicionais de madeira. Esta área contrasta bastante com as outras áreas mais modernas da cidade. É uma cidade muito limpa e ordenada, sendo também muito tranquila, uma vez que quase não existe vida noturna. Para além da grande mesquita de Omar Ali Saiffudin, destacam-se o Museu de Tecnologia Malaia, o Centro de História do Brunei, o Museu do Brunei, a Tumba do Sultão Bolkiah, o Museu Royal Regalia e o Lapau ou Edifício de Galas Reais. A cidade é visitada por muitos turistas.


Economia
Na cidade estão presentes a indústria têxtil, de fabricação de móveis e ainda de artesanato, muito popular entre os turistas. Todo o desenvolvimento da cidade se deveu à riqueza em petróleo que caracteriza o país, mas as atividades dominantes passam pelos poderes públicos, o turismo e o comércio.
Como referenciar: Bandar Seri Begawan in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-12-09 16:20:15]. Disponível na Internet: