Barbara Walters

Jornalista norte-americana, Barbara Ann Walters nasceu a 25 de setembro de 1931, em Boston. Foi, em 1976, a primeira mulher a desempenhar a função de apresentadora principal de noticiários, na ABC.
Barbara Walters fez os seus estudos em Nova Iorque e em 1961 começou a trabalhar no canal de televisão ABC, no programa The Today Show, para o qual escrevia peças jornalísticas. Antes já havia trabalhado na redação da CBS e na secção nova-iorquina da NBC. Em 1962 passou a repórter, com a possibilidade de ser ela própria a preparar, escrever e editar as suas reportagens e entrevistas. Em 1974 tornou-se a primeira co-apresentadora feminina do canal NBC, mas dois anos mais tarde mudou-se para a ABC, estação televisiva onde ficou encarregue de apresentar noticiários. Em 1984 começou a apresentar o programa de atualidade informativa 20/20, juntamente com Hugh Downs, tendo assumido, a partir de 1999, e até 2002, a responsabilidade de conduzir a solo o programa. Em 2004 abandonou o 20/20, mas manteve-se na ABC na apresentação de um fórum diário dedicado ao público feminino, The View, que havia criado em 1997.
Enquanto jornalista, Barbara Walters fez trabalhos de grande importância, como a cobertura das viagens à China dos presidentes norte-americanos Richard Nixon e Gerald Ford, na década de 70, assim como dos atentados terroristas de 11 de setembro de 2001. Entrevistou personalidades como Fidel Castro, Boris Yeltsin, Vladimir Putin, Indira Gandhi, Margaret Thatcher, Saddam Hussein, Katharine Hepburn, Tom Cruise, Tom Hanks, John Travolta, Harrison Ford, John Wayne, Laurence Olivier, assim como todos os presidentes norte-americanos desde Nixon. A entrevista que fez à estagiária da Casa Branca Monica Lewinsky, envolvida num escândalo sexual com o presidente Bill Clinton, foi a de maior audiência na história da televisão.
Ao longo da sua carreira, Barbara Walters recebeu diversas distinções, nomeadamente o Prémio de Carreira Fundação Internacional das Mulheres Jornalistas, em 1991, e o prémio de carreira da Academia da Artes e Ciências de Televisão dos Estados Unidos da América em 2000. Integra ainda, desde 1990, a Galeria da Fama desta mesma academia, pelo seu trabalho como jornalista e entrevistadora.
Como referenciar: Barbara Walters in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-12-15 06:13:36]. Disponível na Internet: