Barry Eisler

Escritor norte-americano nascido em 1964 em Nova Jérsia, nos Estados Unidos da América.
Em 1989 formou-se em Direito na Faculdade de Cornell. Durante o período de estudos universitários escreveu uma coluna de assuntos internacionais no jornal Cornell Daily Sun. Nos três anos seguintes, trabalhou para o governo norte-americano, até que, em 1992, passou colaborar com empresas internacionais, nomeadamente do Japão, o que aconteceu durante cerca de dez anos, sempre na área da advocacia.
Eisler passou a estar muito ligado às tradições nipónicas, dado que passava bastante tempo no Japão. Durante as suas estadias, frequentou o Centro Internacional de Judo Kodokan, em Tóquio, onde se tornou cinturão preto. Rain Fall, o seu romance de estreia, lançado em 2002, apresentou aos leitores John Rain, um assassino profissional filho de um japonês e de uma norte-americana. Rain trabalhou para a CIA e para o governo dos Estados Unidos da América por quem lutou no Vietname, no Afeganistão e no Líbano. Mais tarde, foi viver para o Japão, onde se tornou assassino profissional.
O sucesso do primeiro romance levou Barry Eisler a dar continuidade à série com Hard Rain, Rain Storm, cuja a ação decorre no Brasil onde o autor passou uma temporada a investigar, e Killing Rain.
Rain Storm valeu a Eisler a obtenção do prémio literário Mystery Ink Gumshoe.
Os direitos para a adaptação ao cinema das obras de Eisler foram comprados pelo ator Jet Li e, posteriormente, por Barrie Osborne, um dos produtores da trilogia O Senhor dos Anéis.
Como referenciar: Barry Eisler in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-01-24 14:06:37]. Disponível na Internet: