Barry Flannagan

Escultor inglês, Barry Flannagan nasceu em 1941, em Prestalyn (North Wales), na Grã-Bretanha. Em 1957 e 1958, adquiriu formação artística nas áreas de arquitetura e artes plásticas no Birmingham College of Arts and Crafts. Posteriormente, entre 1964 e 1966, frequentou a St. Martin's School of Art, onde teve como professor o artista Anthony Caro.
Em 1958 realizou a sua primeira escultura, em pedra. Em meados da década de 60, produziu objetos nos quais utilizou telas, areia e outros materiais e que apresentou na sua primeira exposição individual, realizada em Londres em 1966. No ano seguinte, executou a peça "Bieutelstück", empregando sacos de serapilheira amarrados. No início dos anos 70, viajou para o Estados Unidos da América e, em 1973, após uma visita a Itália, voltou a produzir escultura em pedra. Realizou então alguns dos seus trabalhos mais conhecidos nos quais, reagindo contra a rigidez expressiva das correntes minimalistas, utilizou uma grande gama de materiais, como areia, poliestireno, corda ou elementos luminosos. Geralmente abstratas, estas peças apresentam formas orgânicas de grande plasticidade, sobre as quais o artista inscreveu signos de referências arcaicas.
Desde 1975, Flannagan retomou alguns materiais tradicionais como o mármore (ou outras pedras) e o bronze e produziu esculturas figurativas e humorísticas que tinham como tema principal a lebre e que constituíam uma evocação indireta e irónica das estátuas clássicas. Das obras produzidas neste período destaca-se "Six Foot Leaping Hare on Steel Pyramid", de 1990, formada por uma pirâmide em tubulares de aço que suportava uma lebre de bronze, representada em posição de salto. A partir de 1980 junta ao seu imaginário outras figuras de animais como cavalos, elefantes ou pássaros.
Flannagan foi o artista que representou a Inglaterra na Bienal de Veneza de 1982. Desenvolveu também atividade letiva em algumas escolas artísticas, como na Central School of Art and Design (de 1967 e 1971), na St. Martin's School of Art (entre 1971 e 1975), ambas em Londres, e na universidade de Nebraska.
Como referenciar: Barry Flannagan in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-08-24 19:36:02]. Disponível na Internet: