Batalha de Auerstadt

Batalha travada entre o exército napoleónico e o exército prussiano em 14 de outubro de 1806, no mesmo dia em que os Franceses venceram a batalha de Iena. Neste confronto de Auerstadt, a mobilidade do exército francês mostrou o seu valor de uma forma convincente. Davout, obedecendo às ordens recebidas, marchou em direção a Saale at Kösen, onde foi surpreendido pelas tropas prussianas.
Entretanto, os rumores sobre a batalha de Iena chegaram até ao estado-maior, e eventualmente influenciaram Kalckreuth, quando lhe foi ordenado para atacar os franceses com os seus dezoito batalhões. No entanto, a cavalaria prussiana foi dispersada pelos comandos de infantaria e, perante esta situação, a refutada cavalaria prussiana mostrou-se incapaz, volvidos já vários episódios militares, de conter um ataque decisivo e coeso por parte do adversário. Consequentemente, as forças da Prússia bateram em retirada. Com esta vitória, Davout recebeu o título de duque de Auerstadt. Vencido o exército de Francisco de Habsburgo, os franceses marcharam em direção a Berlim.
Como referenciar: Porto Editora – Batalha de Auerstadt na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2021-09-19 06:50:06]. Disponível em