Bauhaus (banda)

Banda rock (gótico) inglesa formada em Northampton, no ano de 1978, por Daniel Ash (voz e guitarra), David Jay (baixo, voz) e Kevin Haskins (bateria), um trio de nome Craze, ao qual se juntou posteriormente Peter Murphy, para formar os Bauhaus. São normalmente considerados os pais do rock gótico, embora tal epíteto possa não fazer justiça ao trabalho que deixaram. Acima de tudo, os Bauhaus foram uma banda virtuosa, especialmente inventiva, aderindo de forma recorrente a novas sonoridades e abraçando estéticas glam, funk, rock e, por vezes, heavy metal. Em agosto de 1979, editaram o seu primeiro single "Bela Lugosi's Dead", numa editora independente, a Small Wonder Records. Apesar deste tema não ter conseguido um êxito assinalável, acabou por se tornar uma referência para as camadas mais alternativas. Três meses mais tarde, o grupo assinou com a 4AD, uma editora da Beggars Banquet, e saiu o seu segundo single, "Dark Entries", em janeiro de 1980. Os Bauhaus partiram, então, numa digressão europeia a que se seguiu a gravação do terceiro single "Terror Couple Kill Colonel", um sucesso na comunidade indie. Em 1980, é editado o seu primeiro álbum In The Flat Field . Rapidamente atingiu o primeiro lugar das tabelas alternativas. Os bons resultados do primeiro álbum trouxeram à fama temas como "Kick In The Eye" e "The Passion Of Lovers", que reuniram uma aceitação assinalável nas tabelas de vendas pop, conferindo uma generalização do som inovador dos Bauhaus. Fazendo jus ao nome da banda (Bauhaus = escola de design, arquitetura e artes aplicadas alemã, que revolucionou o conceito de forma de arte), os Bauhaus eram caracterizados por uma forma muito peculiar de criar sons, que ia muito além das palavras ou ritmos.
Mask, o segundo disco, apareceu em 1981, e teve um enorme êxito comercial ao alcançar o top 30 do top regular de vendas no Reino Unido. Em março de 1982, os Bauhaus regressaram às gravações com o EP Searching for Satori, atingindo o número 45 nas tabelas de vendas do Reino Unido. Ainda nesse ano, foram lançados os singles "Spirit" e "Ziggy Stardust" (uma versão do tema de David Bowie). O êxito destas edições empurrou o álbum The Sky's Gone Out (1982) para o número 4 da tabela de álbuns. No ano seguinte, Peter Murphy teve problemas de saúde e viu-se impedido de participar nas sessões de gravação do quarto álbum, Burning From The Inside. Depois da recuperação de Murphy, a banda fez uma tournée pelo Japão. O álbum atingiu o número 13 dos tops de vendas. Em julho desse ano, a banda separou-se. Desde então, Peter Murphy enveredou por uma carreira a solo, enquanto Ash, Jay e Haskins, depois de outros projetos falhados, formaram os Love & Rockets, em 1985.
A formação original dos Bauhaus voltou contudo a reunir-se para uma tournée mundial em 1998, que passou inclusivamente por Portugal. Gotham, um disco duplo gravado ao vivo, eternizou o primeiro reagrupamento da banda de Northampton.
Como referenciar: Bauhaus (banda) in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-12-06 06:08:01]. Disponível na Internet: