Beastie Boys

Banda rap formada em 1981 por Adam Yauch (ou seja, MCA), Mike Diamond (ou seja, Mike D) e Kate Schellenbach. Posteriormente, Adam Horowitz (ou seja, King Ad-Rock) substituiu Kate Schellenbach. Em 1986 abandonam o estilo punk hardcore com Licensed to III, um disco rap que os projetou para os tops de vendas e através do qual participaram nas digressões de Madonna e Run D. M. C. O disco que se seguiu, Paul's Boutique (1989), confirmou as expectativas criadas com o seu antecessor, e ao mesmo tempo revelou uma enorme sensibilidade musical, assim como uma mistura multi facetada de sons jazz, funk e soul.
A par dos seus projetos individuais (Yauch, budista, tornou-se um proeminente ativista da causa tibetana, organizando inúmeros eventos para angariar fundos), os Beastie Boys souberam estruturar a sua carreira, não só com a música, mas com tudo o que a rodeia, como os vídeos musicais, com os quais se tornaram uma referência com o apoio da MTV, com uma constante inovação musical e enorme integridade artística, inovando até na própria promoção dos seus discos.
Como referenciar: Porto Editora – Beastie Boys na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2021-09-20 19:48:38]. Disponível em