Belmopan


Aspetos Geográficos
Cidade e capital do Belize, Belmopan localiza-se aproximadamente a 75 km a sudoeste da Cidade de Belize, antiga capital do país, e da costa, ficando a uma altitude de 76 metros. É uma das mais pequenas capitais do mundo, com apenas cerca de 13 500 habitantes (2005).

História e Monumentos Após o furacão Hattie ter destruído cerca de 75% da capital do Belize, em 1961, a Cidade de Belize, o governo propôs a construção de uma nova capital num local mais favorável e menos suscetível às intempéries. Em 1962, um comité escolheu o local onde se situa atualmente Belmopan. Em 1964, foi pedida ajuda financeira ao governo britânico, uma vez que o país mantinha-se como sua colónia. Em 1967, começaram os trabalhos de construção da cidade, escolhendo-se o nome Belmopan como resultado da união de duas palavras: Belize (nome do maior rio e do próprio país) e Mopan (um dos rios da região, que desagua no rio Belize). A primeira fase ficou pronta em 1970, tornando-se a partir daí a nova capital do país, iniciando-se aí a transferência dos serviços governamentais da antiga capital. Entre 1970 e 2000, a cidade foi governada por uma empresa que respondia perante o governo e era responsável pela implementação e desenvolvimento da capital. Houve alguma relutância por parte de algumas embaixadas em se mudarem para a nova localização, de que é exemplo a dos EUA, que só em 2006 se estabeleceu em Belmopan.

Aspetos Turísticos e Curiosidades
Dado ser uma cidade muito pequena, tudo está à mão. Pode-se ir a pé de um hotel a um edifício governamental demorando apenas alguns minutos. Com a sua vegetação colorida, a cidade é também conhecida como "cidade jardim". A Praça da Independência constitui o centro de Belmopan, onde se situam alguns edifícios governamentais, bem como o posto dos correios. À volta da praça encontram-se vias pedestres que ligam às áreas residenciais e de negócios. O hospital, a universidade e algumas embaixadas situam-se também a distâncias perfeitamente percorridas a pé. Perto fica também a Praça do Mercado, onde tem lugar a maioria do comércio local. No Departamento de Arqueologia podem ser admiradas peças encontradas nos vestígios maias do país.


Economia
A cidade possui aproximadamente 300 estabelecimentos comerciais, que vão desde as mercearias à mobília ou aos restaurantes. A Universidade de Belize também foi relocalizada em Belmopan, o que tem trazido um impacto económico significativo. Em 2003, foi construído um moderno terminal de autocarros e um complexo comercial. A indústria ainda é incipiente, mas o governo está a trabalhar no sentido de captar investimentos locais e estrangeiros.
Como referenciar: Belmopan in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-08-21 03:35:03]. Disponível na Internet: