Ben Curtis

Jogador de golfe norte-americano nascido a 26 de maio de 1977, em Columbus, no estado do Ohio, nos Estados Unidos da América.
Desde pequeno, Ben lidou com este desporto, já que mesmo ao pé de sua casa existia o Clube de Golfe Mill Creek, construído pelo seu avô em 1973 em terras da família. O pai de Ben dirigia o clube e ele, enquanto estudava, chegou a trabalhar na loja local. Ben começou a aprender a jogar golfe ainda bastante jovem. Aos três anos pegou pela primeira vez num taco de golfe, mas foi só quando frequentava o ensino superior que se dedicou com mais afinco a este desporto. Nessa época, constatou que praticava um golfe superior aos seus parceiros e obteve diversos triunfos a nível escolar.
Ben Curtis ganhou reconhecimento nacional nos Estados Unidos da América ao ganhar dois torneios da Associação Americana de Golfe Júnior. Triunfou também na II Divisão do Estado do Ohio, tanto na idade de júnior como sénior. Em 1999 ganhou o torneio amador de Ohio e, no ano seguinte, entrou pela primeira vez no Circuito Profissional de Golfe, o PGA Tour. Nesse mesmo ano, ficou na frente do ranking mundial de amadores.
Após ter falhado a vitória no Open dos Estados Unidos para amadores, Ben Curtis optou pelo golfe profissional. Para isso teve de fazer o circuito de qualificação, onde demonstrou todo o seu valor apenas à terceira tentativa. Em 2001 chegou à fase final, mas mesmo assim não conseguiu o acesso ao circuito profissional. Tal aconteceu em 2002, numa altura em que o próprio confessou não estar em grande forma.
Em julho de 2003 Ben Curtis ganhou a sua primeira grande prova profissional internacional, ao triunfar no Open da Grã-Bretanha. Desde logo, começou a ser comparado ao consagrado Tiger Woods. Nesse ano foi eleito o estreante do ano no circuito PGA.
Como referenciar: Ben Curtis in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-12-10 08:51:28]. Disponível na Internet: