Bento IX

Papa era filho do conde de Tusculum, Alberico III, e chamava-se Teofilacto antes da mudança de nome. Sendo Teofilacto ainda bastante jovem, a governação seria feita efetivamente pelo seu pai. O seu papado ocorreu de 21 de outubro de 1032 a setembro de 1044.
Apesar de ser continuada a política do pontificado anterior, este papa quis vincar a sua posição ao demorar um ano a confirmar a deposição e substituição do arcebispo Alinardo de Milão, como era desejo do imperador Conrado II. Em julho de 1038 a conceituada abadia de Montecassino ficou sob a alçada da Sede Romana, como recompensa da contribuição de tropas para a conquista do Sul de Itália, empreendida pelo imperador.
No mês de setembro de 1044 houve uma sangrenta revolta em Roma, causada pela família Crescêncio, tendo o papa fugido da cidade.
Os Crescêncio conseguiram colocar no trono pontifício o bispo de Sabina, João, em janeiro do ano seguinte, mudando este o seu nome para o de Silvestre III.
Como referenciar: Bento IX in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-08-12 04:28:10]. Disponível na Internet: