Bento VIII

Papa italiano, filho do conde de Tusculum, o seu nome antes de ser eleito papa era Teofilacto. Foi apresentado um outro candidato ao trono pontifício pela família Crescêncio, Gregório, mas acabou por ser preterido por Teofilacto, cujos partidários se apoderaram de São João de Latrão pela força.
Bento deu ao seu irmão o cargo da governação civil de Roma, designando-o duque e cônsul, sendo que este posto estaria sujeito ao poder do papa, detentor da autoridade suprema na cidade. O papa coroou imperador Henrique II em 1014, conseguindo deste modo defesa para os seus territórios. Dedicou-se de igual forma à defesa e reconquista das regiões localizadas no sul de Itália e no mar Mediterrâneo, atacadas pelos muçulmanos. Assim, fez um acordo com as cidades de Pisa e de Génova, juntando-se as frotas das três cidades para expulsar os muçulmanos da Sardenha e de outros territórios da península.
Politicamente muito ativo, como pudemos comprovar pelos episódios descritos, Bento VIII provocou uma nova rotura com a Igreja de Bizâncio, ao prestar o seu apoio a dois chefes rebeldes, fornecendo-lhes inclusivamente a ajuda de mercenários normandos. Como consequência, Roma chegou a correr perigo de invasão por parte dos bizantinos, em 1019.
Deslocando-se o papa à Alemanha para pedir a ajuda do imperador, em caso de invasão, voltaram os dois para Itália, com a determinação de impor solidamente a reforma de costumes, uma vez que o descalabro do concubinato eclesiástico estava a fracionar e gerir deficientemente o Patrimonium Petri (ou terras da Igreja), pois os clérigos outorgavam as que podiam aos filhos. Para consolidar este objetivo, realizou-se um sínodo em Pavia e um outro em Roma, nos quais se dispôs que os filhos ilegítimos não poderiam ascender a um cargo tão importante como o do pai, em que se condenou a simonia e se garantiu à abadia de Cluny toda a cooperação do imperador e do papa.
Como referenciar: Bento VIII in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-04-24 19:16:32]. Disponível na Internet: