Artigos de apoio

Berenice Abbott
Fotógrafa americana, Berenice Abbott nasceu em 1898, em Ohio, e morreu em 1992, em Manson, Maine. Conhecida pelos seus retratos, pela forma intimista como fotografou Nova Iorque e pelo impacto das suas fotografias científicas.
Após a Primeira Grande Guerra ela habita Nova Iorque onde conhece M. Duchamp e Man Ray, antes de partir para a Europa em 1921. Estuda escultura em Berlim e Paris. Em 1923, Man Ray inicia-a na fotografia quando a adota como assistente no seu atelier de Paris. Dois anos mais tarde, Abbott abre o seu próprio estúdio e entre a sua clientela encontram-se nomes como Jean Cocteau, James Joyce e André Maurais.
Em 1926, conhece Jean Atget, deste encontro nasce o famoso retrato deste fotógrafo feito por Abbott, pouco tempo antes da sua morte em 1927.
Nos finais dos anos 20, Berenice Abbot volta para Nova Iorque e, influenciada por Atget, decide ficar para fotografar o urbanismo e as mudanças rápidas desta grande cidade.
Inicia a sua colaboração para as revistas Fortune e Life em 1930. As suas reportagens sobre Nova Iorque são expostas no Museun of The City of New York em 1937 e publicadas dois anos mais tarde sob o título Changing New York.
Abbott começou a ensinar na New School for Social Research em 1935. Atividade que iria exercer até 1958.
Nos anos 40 publica A guide to better photography e The view camera made simple. Nestas duas obras relaciona os múltiplos pontos de encontro entre a fotografia e a ciência.
Outro ponto de salientar na obra de Berenice Abbott é a expedição fotográfica ao longo da estrada nacional número 1, entre o Maine e a Florida, para registar o modo de vida rural americano, condenado a desaparecer. Em 1964 publica The world of Atget, obra que contém grande parte do espólio artístico deste fotógrafo parisiense e que Abbott adquirira nos finais dos anos 20. Mais tarde viria a oferecer todo este espólio ao Museum of Modern Art de Nova Iorque.
Com o seu trabalho Portrait of Maine de 1968, dá-nos a conhecer o estilo de vida das pessoas deste estado da Nova Inglaterra. É neste estado que Berenice Abbott viria a falecer depois de se ter retirado nos finais dos anos 60.
Como referenciar: Berenice Abbott in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2017. [consult. 2017-07-24 14:09:46]. Disponível na Internet: