Bergen

A cidade de Bergen fica situada numa enseada do mar do Norte, num vale rodeado por sete montanhas.
A nível industrial é um centro importante, nomeadamente no setor têxtil, na construção de maquinaria e material elétrico e ainda na construção naval, embora na sua maioria a economia da cidade assente no setor dos serviços, como a educação, a medicina, os serviços técnicos, os seguros e os serviços financeiros.
Bergen foi fundada em 1070 por Olaf III e rapidamente se tornou na maior cidade da Noruega medieval, sendo muitas vezes o local de coroações. Os mercadores da Aliança Hanseática, a partir de 1350, gozaram de privilégios extraterritoriais, impondo as suas regras na cidade até 1560, tendo continuado, contudo, a ter influência até ao século XVIII.
No século XVI, grande parte das igrejas e dos mosteiros foram destruídos, devido a distúrbios que acompanharam a Reforma Protestante. Bergen manteve-se a cidade mais importante do país até Oslo atingir a supremacia no século XIX, sendo a capital nacional entre os séculos XVII e XVIII.
Em 1916 ocorreu um incêndio devastador, que fez com que Bergen tivesse de ser parcialmente reconstruída. Mesmo assim, a cidade mantém alguns monumentos do seu passado medieval, como a Fortaleza de Bergenhus, construída em 1261 e reconstruída depois da Segunda Guerra Mundial, a qual possui as denominadas "quay", um conjunto de casas de madeira, reconstruídas no seu estilo medieval em 1702, após a ocorrência de um incêndio. Destacam-se ainda a Igreja de Santa Maria, do século XII, e o Fantoft Stavkirke, originariamente do século XII, mas destruído por um incêndio em 1994 e posteriormente reconstruído. No Sul de Bergen subsistem as ruínas do primeiro convento cisterciano da Noruega, do século XII.
É um centro cultural importante, dada a existência da universidade desde 1948, de uma Escola de Administração Económica e de Negócios, de vários institutos científicos, do Museu Hanseático e do Teatro, fundado em 1850 pelo compositor e violinista Ole Bull.
Como referenciar: Bergen in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-10-18 22:12:51]. Disponível na Internet: